Campanha Salarial Estadual dos servidores municipais foca combate à precarização

75

A animação deu o tom hoje (10) ao lançamento da Campanha Salarial Estadual dos servidores municipais do Ceará. Trabalhadores, representando cerca de 180 municípios, estiveram presentes na Assembleia Legislativa do Estado, onde puderam marcar o seu gol a favor dos direitos trabalhistas. A audiência foi uma requisição da deputada estadual Raquel Marques a pedido da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

O tema da Campanha dialoga com o ano de Copa do Mundo. Vestidos de camisas verde e amarela, com cornetas e chapéus em alusão ao grande evento esportivo do próximo ano, os servidores animaram a audiência. Para a presidente da Fetamce, Enedina Soares, esse era o clima ideal para o lançamento. “Além de querermos que a seleção ganhe, queremos que o Brasil, em si, ganhe. Entendemos que a principal seleção do Brasil é dos servidores públicos”, disse.

Enedina afirmou ainda que 2013 foi marcado por muita luta nos municípios cearenses. “Tivemos muitas paralisações e greves, mais que no ano anterior”, observou a sindicalista. Ela ressaltou que a sucessão das gestões municipais complicou os avanços de algumas pautas da campanha do ano passado. “Sofremos com o desmonte das prefeituras após as eleições, o que nos gerou dificuldade para emplacar a campanha salarial de 2013”, avaliou.

A luta dos trabalhadores municipais nos outros estados do País também foi difícil. Assim avaliou Vilani de Sousa Oliveira, presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam). “Vimos, no Congresso Nacional, uma enxurrada de ações para atacar o direito dos trabalhadores. Enfrentamos todas com muita disposição”, disse Vilani, dando como exemplo os combates ao Projeto de Lei (PL) 4330 e à vitória parcial contra o PL 3776.

Animação

O jingle oficial da Campanha também foi lançado durante a audiência. Ao som do samba, os servidores cantavam “veste a camisa do time do povo; servidor vem aí pra mudar o jogo”, enquanto um casal de dançarinos se apresentava ao som da música oficial da Campanha. Ozaneide Paulo, secretária de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores no Ceará, parabenizou a animação e o clima contagiante da audiência. “A cada ano, os municipais têm inovado com a pauta; inovado com o debate”, salientou. Para ela, um gol contra à terceirização e precarização é um gol a favor dos trabalhadores.

Fonte: FETAMCE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here