O "Palacete Ceará"

4



Por suas características arquitetônicas e por sua importância histórica, o edifício onde hoje se localiza a Agência Praça do Ferreira é muito representativa para a Caixa Econômica Federal em nosso Estado.Sua construção remota ao século XIX.

Em 1828, na distante Praça das Trincheiras, hoje Praça do Ferreira,foi o local escolhido para a construção da Escola de ensino Mútuo de Fortaleza.Já em 1890 o prédio foi destinado às instalações da Polícia civil onde permaneceu até 1913.

Até 1920, só possuía dois blocos dos quatros hoje existentes.

O“Palacete Ceará” tornou-se um marco na provinciana Fortaleza dos anos 20 e 50 do século passado. Abrigou monumentais festas como a do “Centenário da Independência” e da posse do Presidente do Estado dr. José Carlos Gomes de Matos.

Foi sede da Caixa Econômica Federal em 1946, localizada à Rua Guilherme Rocha,33 esquina com coronel Bizerril, na última alas do edifício.

Finalmente em dezembro de 1955, dr.Francisco José Novais dos Santos , representando a Caixa Econômica, comprou o “Palacete Ceará” da Imobiliária José Gentil S|A pela quantia de Cr$: 7.500.000,00 ( sete milhões e quinhentos mil cruzeiros).

Atualmente o prédio que ainda abriga a “Ag. Praça do Ferreira” foi vendido à construtora Jatahy Engenharia.