FENACEF SE REUNE COM RELATOR DA CPI DOS FUNDOS

34



Da direita para esquerda: Celso Matos – Secretário do CD da FENACEF, Deputado Sérgio Souza e Jesse Krieger – Presidente do CD da FENACEF.


O Presidente e o Secretário do Conselho Deliberativo da FENACEF, Jesse Krieger e Celso Matos, respectivamente, estiveram reunidos, no dia 11 de setembro, em Curitiba/PR, com o Relator da CPIdos Fundos de Pensão, Dep. Sérgio Souza.


Levaram ao encontro as preocupações da Federação e dos participantes em relação ao déficit acumulado da FUNCEF, bem como com as questões que envolvem a gestão dos Fundos.


O Relator demonstrou sua preocupação e informou que a CPI tem um assessoramento muito qualificado do BACEN, Bolsa de Valores, especialistas em previdência privada, juristas de área previdenciária da AGU e TCU e Policia Federal, entre outros.


Em relação às medidas que estão estudando falou que a Câmara tem uma equipe voltada para estudar as possibilidades de alteração da legislação, pois, considera também, que três anos é um prazo pequeno para obrigar os fundos de pensões a realizarem a equalização, face os planos internacionais terem tolerância maior e outros requisitos. Fez menção a outras questões que envolvem a liquidez, patrimônio e solvência dos fundos que devem ser consideradas.


Foi agendada nova reunião a ser realizada em 19 de outubro, entre a Diretoria e Conselho Deliberativo da FENACEF com o Relator da CPI, oportunidade em que serão apresentadas pela Federação, a reivindicação de medidas que possam garantir melhor governança, maior transparência, melhor capacitação e proteção contra a gestão política nos Fundos de Pensão das estatais, como a FUNCEF.